O Primeiro Português
Recuando um pouco na historia, D. Henrique de Borgonha ajudou o rei Afonso VI de Leão e Castela a conquistar o reino da Galiza, que compreendia aproximadamente a moderna Galiza e o norte de Portugal, recebendo como recompensa pelos seus serviços casamento com a filha ilegítima do monarca,Teresa de Leão. Em 1096, D. Henrique recebeu de Afonso VI o Condado Portucalense, território até ao momento dependente do reino de Galiza, que passava a lhe prestar vassalagem directa. O rei de Leão e Castela pretenderia assim limitar o poder do conde Raimundo de Borgonha, casado com Urraca de Leão e Castela ao colocar um território seu vassalo entre a Galiza e os reinos dos mouros, limitava as possibilidades de Raimundo conquistar terras e riquezas.
Da união do Conde da familia ducal de Borgonha e a filha Bastarda do Rei
de Leão e Castela nasce em 1109 o Infante Afonso Henriques, no mesmo
ano morre Afonso VI. Início da disputa entre dona Urraca, a herdeira legítima, dona Teresa e vários outros pretendentes ao trono. A briga pelo poder dura anos, no entanto, o jovem pretendia ser mais do que conde e em 1122 arma–se cavaleiro na catedral de Zamora, em 1128 rebelou-se contra a sua mãe, que pretendia manter-se no governo do condado, e eventualmente uma reunião de Portucale com o reino de Galiza. As tropas de Afonso Henriques e dona Teresa se enfrentam no campo de São Mamede, junto ao castelo de Guimarães. O exército galego é derrotado.
1129 No dia 6 de abril, Afonso Henriques dita uma carta em que se proclama soberano das cidades Portuguesas.
1135 Afonso VII, filho de dona Urraca, é coroado “imperador de toda a Espanha” na catedral de Leão. Afonso Henriques se recusa a prestar vassalagem ao primo. 1137 Paz de Tui. Após lutar com Afonso VII no Alto Minho, Afonso Henriques promete ao imperador “fidelidade, segurança e auxílio contra os inimigos”. 1139 Batalha de Ourique. Afonso Henriques vence cinco reis mouros. 1140 Afonso Henriques começa a usar o título de Rei. 1143 Provável Tratado de Zamora no qual estabelece a paz com o primo Afonso VII. Primeiro passo para a independência portuguesa. Afonso Henriques escreve ao Papa Inocêncio II e se declara - e a todos os descendentes - “censual” da Igreja de Roma. A palavra “censual” significa que Afonso Henriques é obrigado a prestar obediência apenas ao Papa. Na região que governa, portanto, nenhum outro poder é maior que o dele. 1179 A Igreja Católica reconhece, formalmente, a realeza de Afonso Henriques.
2 comentários:
Esta figura ficou no minimo fantastica, é um personagem que qualquer colecionador gostaria de ter na sua coleção fico a aguardar com enorme espectativa pela conclusão e pintura desta figura.
Parabens pelos trabalhos que têm realizado.
Um abraço
Alvaro LAmeiras
Muy bonita Fernando....cuentanos un poco del proceso de modelado, porque parece muy limpio.
Me encanta y espero ansioso verla pintada.
Un fuerte abrazo desde Vigo
Fontes.
Enviar um comentário